Espaço Aplicação - Escola Blumenau.png

Ensino de qualidade!

Nossa História

           O Espaço Aplicação foi fundado em março de 2012 para atender crianças com muito amor, carinho e respeito à infância.

        Inicialmente, chamado pela sua razão social Escola de Educação Infantil Aplicação, percebeu-se que o nome Espaço Aplicação combinava mais com a sua dinâmica. Afinal, atender duas modalidades de ensino - Educação Infantil e Apoio Pedagógico – requer um nome especial.

          A primeira e principal proposta do Espaço Aplicação é atender as crianças em fase de Educação Infantil. Mas, também, sabe-se da necessidade que as famílias com crianças no ensino fundamental possuem. Por isso, a partir do conhecimento desta necessidade e da experiência materna da diretora Camila Broleze Voltolini, oferecer um serviço de Apoio Pedagógico é a segunda proposta da escola.

    Conviver, cuidar e educar, do Berçário ao Apoio Pedagógico, traz o encanto de acompanhar o desenvolvimento de cada criança e a percepção de que esse mundo pode ser melhor quando amamos o que fazemos.

Filosofia

     O Espaço Aplicação, assim como nas Escolas Montessorianas, oferece classes com turmas de idades mistas por acreditar que esta diversidade favorece o processo de socialização e aprendizagem.

        A socialização torna-se mais rica e solidária porque o mais velho, ao conviver com o mais novo, se sensibiliza com a diferença/fragilidade do outro. Já a aprendizagem, proporcionada pelas trocas de experiências, torna-se mais dinâmica porque o mais novo, ao observar o mais velho, tem a própria curiosidade aguçada.

       Então, no berçário há crianças de 4 meses a 2 anos; na turma do infantil há crianças de 3 a 5 anos; na turma do apoio pedagógico 1 há crianças de 6 a 8 anos e na turma do apoio pedagógico 2 há crianças de 9 a 12 anos.

        A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 dá liberdade a cada instituição para organizar suas classes.

Proposta Pedagógica

        A Proposta Pedagógica do Espaço Aplicação é baseada na interação social e no desenvolvimento das habilidades motora, cognitiva e afetiva, sempre incentivando a autonomia de nossas crianças.

           A interação social e, consequentemente, o desenvolvimento das habilidades sociais é amplamente alcançado com as turmas de idades mistas. De acordo com Vicente E. Caballo, psicólogo espanhol, habilidades sociais são descritas como “Conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos deste indivíduo, de um modo adequado à situação, respeitando estes comportamentos nos outros e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação, minimizando a probabilidade de problemas futuros” em seu livro El entrenamiento en habilidades sociales, 1191.

        A prática pedagógica é planejada e organizada para garantir a segurança e o desenvolvimento integral das nossas crianças (motora, cognitiva e afetiva).

          A participação da família também faz parte da Proposta Pedagógica porque é com ela e através dela que uma escola alcança o sucesso na sua prática.

Metodologia

      O Espaço Aplicação sabe que a escola é o local onde a criança se prepara para o mundo adulto e suas contradições. Por isso, tem a preocupação de garantir o desenvolvimento integral de cada criança.

       As atividades desenvolvidas são planejadas através do olhar minu-cioso de cada professora sobre seus alunos e as mesmas utilizam a pirâmide de aprendizado de William Glasser, fazendo com que os vários estilos de aprendizagem (auditiva, cinestésica e visual) sejam utilizados.

             As atividades lúdicas são importantíssimas e diárias porque o Espaço Aplicação entende que brincando se aprende.

    As avaliações (diagnóstica e semestral) auxiliam toda a prática pedagógica das professoras.

        Os projetos permanentes (roda de leitura, roda de conversa, oficina de artes e culinária) fazem sucesso entre as crianças e humanizam a prática pedagógica.

          A aula de capoeira faz parte do currículo porque esta atividades atua diretamente nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor da criança.

          Para melhor organizar a rotina pedagógica das duas modalidades de ensino presentes no Espaço Aplicação, a diretora Camila Broleze Voltolini desenvolveu a agenda e as apostilas.

Espaço Aplicação - Escola Blumenau - SISTEMA DE ENSINO 1.jpg
Espaço Aplicação - Escola Blumenau - SISTEMA DE ENSINO 2.jpg

 

Sistema de Ensino

Educação Infantil:

Aulas de inglês: o Espaço Aplicação conta com o método CCAA e suas apostilas que primam pela ludicidade.

 

Aulas de língua portuguesa e matemática: apostilas próprias.

 

Apoio Pedagógico:

O Espaço Aplicação conta com apostilas próprias de matemática desenvolvidas a partir da observação das dificuldades dos alunos do ensino fundamental 1.

 

Calendário Anual:

Entregue na escola.

"A família Espaço Aplicação está pronta para receber a sua família com uma equipe capacitada e que ama o que faz!"

Espaço Aplicação - Escola Blumenau - Camila Camila.jpg

Aprendizado humanizado é aqui!